É encorajador percebermos que, atualmente, as pessoas estão mais abertas a buscar a Psicoterapia, percebendo enormes benefícios para a saúde, através dessa iniciativa.
Por muito tempo o preconceito têm impedido as pessoas, em geral, a ter mais prazer e plenitude em suas vidas, por acreditar na ideia de que, quem busca psicoterapia, quem procura um Psicólogo, é uma pessoa “fora do normal” ou “fraca” que não consegue resolver seus próprios problemas sozinha.
Vamos facilmente à procura de um dentista, quando ficamos com dor de dente, ou a um ortopedista, quando caímos e machucamos um braço, ou também ao alergista, quando percebemos que algo nos está fazendo espirrar demais ou nossa pele está coçando. Prontamente buscamos ajuda profissional quando temos problemas físicos: dores, desconfortos etc, pois consideramos importante cuidar de nossa saúde. Ações totalmente normais.
Mas e quando estamos muito estressados, angustiados, ansiosos, deprimidos, a ponto de essas emoções atrapalharem nosso dia a dia? Quando estamos com algum conflito e não conseguimos resolver ou está difícil encontrar uma saída?
Muitas vezes, sofremos calados, sem saber que um Psicólogo pode contribuir efetivamente para que tenhamos uma vida muito melhor.
Cuidar de nossa saúde mental é essencial, pois ela fortalece nossa saúde física, já que estão totalmente interligadas.
O psicólogo vai tanto acolher e oferecer meios que possibilitem ao paciente lidar com os seus obstáculos de maneira mais funcional, ampliando suas possibilidades de enfrentamento e superação, como também, de maneira preventiva, trabalhar o autoconhecimento e desenvolvimento de cada um.
Então, basta querer se conhecer melhor para buscar uma Psicoterapia!
Texto : Lilian Bastos – Psicóloga Clinica