O termo “Tanatologia” vem do grego “Thanatus”. Na mitologia grega é o nome dado ao Deus da morte. Já o sufixo “logia”, também deriva do grego e significa “estudo”. Assim, etimologicamente, a palavra Tanatologia significa o estudo científico da morte; da teoria da morte, de seus sinais e da sua natureza (HOUAISS, 2004).
Na Psicologia, a Tanatologia se refere a uma vasta área de conhecimentos, necessários ao profissional Psicólogo, para que esteja suficientemente preparado para lidar com aspectos relacionados às perdas, à finitude, à morte.
O Psicólogo habilitado em Tanatologia consegue lidar de maneira mais eficaz com pacientes com doença terminal e seus familiares, pessoas que sofreram perdas devido a morte de entes queridos, término de relacionamentos, divórcios etc.
Nunca foi tão importante esse conhecimento, como nesse momento que vivemos, desde o início da pandemia, onde os consultórios de Psicologia têm sido muito procurados por pessoas enlutadas.
O luto é uma das experiências mais dolorosas do ser humano e precisa encontrar espaço para ser expresso, acolhido, compreendido e aceito, buscando um novo caminho que permita a reconstrução, o recomeço da vida, com prazer e alegria novamente.
Lilian Bastos
Psicóloga Clínica
CRP: 06/27176
Whatsapp: (19) 9.9785-1455
www.lilianbastospsicologa.com.br