O Transtorno de Acumulação está enquadrado nos transtornos obsessivos compulsivos, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM 5[i]. Esse transtorno é uma doença psíquica e consiste na compulsão que algumas pessoas apresentam em guardar objetos diversos, acreditando que um dia vão precisar deles, com grande dificuldade em descartá-los, a ponto de ocupar espaços da casa, interditando-os totalmente.
Pesquisas demonstram que em torno de 90% dos acumuladores, também compram em demasia e guardam itens que adquiriram gratuitamente (panfletos e/ou coisas descartadas por outras pessoas). Podem também acumular animais, cães, gatos etc, na maioria das vezes, sem os cuidados básicos necessários com relação a higiene e saúde.
Acumuladores não se desfazem de seus pertences, independentemente do valor financeiro ou sentimental, causando grande sofrimento e problemas de segurança e saúde.
Esse transtorno pode ocasionar isolamento, pois preferem não receber ninguém em casa, impactando ainda mais a qualidade de vida, por falta de convívio social e familiar.
Dados mostram que pelo menos, 4% da população mundial apresenta esse transtorno, podendo acometer ambos os sexos, de diversas faixas de idade e de qualquer classe social.
As causas do Transtorno de Acumulação envolvem fatores como:
Temperamento: indecisão, perfeccionismo, esquiva, procrastinação, dificuldade de planejamento e organização são características que se sobressaem nos acumuladores;
Ambientais: acumuladores normalmente citam fatos muito estressantes que antecederam o início do transtorno;
Genéticos: 50% dos acumuladores tem um parente que também acumula.
O tratamento correto envolve a combinação entre a Psicoterapia e Medicação.
A abordagem da Psicoterapia que vem sendo identificada como a mais eficaz nesses casos é a Terapia Cognitiva Comportamental, que atua na modificação de pensamentos e crenças disfuncionais e consequente mudança de comportamento.
Se você conhece algum Acumulador Compulsivo, encoraje-o a buscar ajuda profissional.
Cuidar da saúde mental é preservar a vida!
Lilian Bastos Bilia – Psicóloga Clínica – CRP: 27176
Whatsapp: (19) 9.9785-1455
www.lilianbastospsicologa.com.br
www.facebook.com/lilianbastospsicologa/
E-mail: contato@lilianbastospsicologa.com.br
[i] O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais é um livro decorrente de muitos anos de estudos de profissionais da área de saúde mental, que contempla todas as classificações internacionais de doenças mentais, com os critérios para diagnósticos mais eficazes, sintomas etc.