Líder de alta performance e o uso do feedback

O papel do líder é fundamental no resultado da equipe. Bom, até aí, nenhuma novidade. Mas pela minha experiência empresarial e em consultório, percebo que muitos líderes esquecem disso, principalmente no momento de dar feedbacks aos colaboradores, causando mais mal-estar e distanciamento, do que otimizando os resultados e desenvolvendo a equipe.

“Dar bronca” e repreender o colaborador, faz com que ele melhore o desempenho?

Pare e avalie.

Toda vez que você precisar corrigir um colaborador por que ele fez algo errado, está com resultados abaixo do esperado ou comportamentos inadequados, o principal objetivo dessa correção, deve ser a melhoria nos resultados dele. Dessa forma, o feedback mais adequado, não é uma “bronca”. Lembre-se: o líder é responsável pelo resultado da sua equipe, bom ou mau!

Passos para um feedback que gere resultados melhores e maiores:

1 – Você precisa, primeiramente, verificar se o colaborador está passando por alguma situação que esteja gerando problemas em seu desempenho e procurar ajudá-lo, sempre que possível, mesmo sendo apenas o ouvindo e apoiando e tendo um pouco de paciência nesse momento;

2 – Verificar se ele está precisando de treinamento, de mais informação, de algum recurso ou orientação e providenciar;

3 – Se colocar à disposição para ajudá-lo a melhorar o ponto em questão, elaborando, juntos, um plano de ação para melhoria do que é necessário;

4 – Estabelecer um prazo para colocar esse plano em ação e voltarem a conversar para avaliar os resultados e fazer possíveis ajustes;

5 – Lembre-se: ao final de todo o feedback que der ao colaborador, ele precisa sair dessa conversa, mais confiante e melhor do que entrou. Ser agressivo com o colaborador, fazer ofensas, gritar etc, fará com que ele fique chateado, resistente a ajudar você e a empresa e os resultados dele e até da equipe como um todo, podem despencar.

6 – Toda vez que tiver um problema com um colaborador, pare e pense: como posso resolver esse problema, gerando melhores resultados, melhorando indicadores, a motivação e o clima da minha área?