Ouço com frequência as pessoas fazerem esse tipo de comentário a respeito de terem procurado um Psicólogo e não ter surtido resultados satisfatórios.
Entendo que cabem aqui, algumas considerações importantes. O Psicólogo é um profissional que requer uma boa formação e, durante sua carreira, a continuidade de estudos/especializações, aliado a pratica da profissão, para tornar-se cada vez melhor e mais hábil. Ou seja, nada que não se aplique a outros profissionais, de qualquer área, que queiram ter uma atuação efetiva e com qualidade.
Porém, identifico aqui algumas diferenças de quem procura o profissional Psicólogo, perante quem busca outro profissional da área de saúde, por exemplo.
Se alguém consulta um Cardiologista e não gosta desse profissional, por uma série de razões, normalmente procura outro, certo?
Certo.
É isso que normalmente acontece. As pessoas vão a outro profissional até acertar, se identificar com seu modo de tratar o paciente e, principalmente, identificar que o tratamento está surtindo os resultados esperados.
E não é por isso que saem comentando que já foram em um Cardiologista, ou qualquer outro profissional, e que não adiantou nada, que não resolveu seus problemas e encerram a busca por esse tipo de tratamento.
Então eu pergunto, por que quando se procura um Psicólogo e por algum motivo, o paciente não identifica a ocorrência de resultados, ele não busca outros profissionais, até encontrar aquele que, efetivamente, acredita que vai poder ajudá-lo?
Será que outros fatores podem estar envolvidos nessa constatação?
Será que o preconceito e a falta de informação que ainda gira em torno de profissionais especialistas em saúde mental, está interferindo nessa busca pelo profissional e tratamento adequado?
Em pleno ano de 2018, época de uma rapidez enorme no desenvolvimento de novas tecnologias, o surgimento de startups incríveis, novas formas de pensar etc, ainda identificamos pessoas que acreditam que Psicólogos são profissionais que cuidam de “loucos”, “pessoas desequilibradas”, “fracas”, “que não sabem resolver seus problemas sozinhas”.
Não sabemos mesmo resolver todos os nossos problemas sozinhos. Por isso vamos ao médico, por isso chamamos um eletricista em casa para instalar um chuveiro, por isso levamos nosso carro ao mecânico. Não temos repertório e conteúdo para resolver todas as questões que se apresentam em nossas vidas, então precisamos da ajuda de profissionais que tenham essas competências, as quais não temos.
Desequilíbrio é algo inerente à vida. E isso não nos torna fracos ou anormais, apenas HUMANOS. Precisar de ajuda é algo natural. Estar com problemas emocionais e ter a consciência de que podemos nos beneficiar muito da ajuda de um Psicólogo é sinal de maturidade, de humildade perante nossas limitações e de maior efetividade na busca por uma saúde com mais qualidade e plenitude.